A época contemporânea iniciou-se, verdadeiramente, em 1789, com a revolução francesa e caracterizou-se por um período de grande prosperidade, nomeadamente, pelo grande avanço da indústria.
Os anos 1810 a 1910 ficaram marcados pela ostentação, riqueza e extravagância, ficando conhecidos pela época Bela ou “Belle Époque”, tendo sido um período importante para a moda.
No inicio dos anos 1900 surgiu um ideal feminino que se iria tornar um exemplo a seguir ou seja, a mulher deveria ter o peito erguido e as coxas salientes. Nos anos 20, particularmente, a partir de 1925, surgiu a época de Hollywood, onde estilistas como Coco Chanel e Jean Patou criaram roupas para celebridades. Este período foi marcado pelos vestidos, que eram mais curtos e leves com os braços e as costas à mostra. O tecido predominante era a seda, as meias eram em tom bege, surgindo as pernas nuas. Nesta altura a moda era marcada pelo uso do sapato alto, perucas rendas e a maquilhagem era usada com cores fortes. No final dos anos 20, as saias foram encurtando ao ponto de mostrar as ligas rendadas. Surgem, nesta altura, os cortes rectos, capas, blazers, colares compridos, boinas e cabelos curtos.
Nos anos 30, após a crise de 1929, um desejo crescente de glamour e ostenção instalou-se no subconsciente colectivo, o que resultou numa moda cheia de cetim, veludo, jóias, peles e chapéus. As saias nesta época eram amplas e compridas num ambiente muito romântico.
Nos anos 40, com a 2ª guerra Mundial, as mulheres sofreram limitações horríveis e tiveram de substituir os homens no mercado de trabalho. Assim, instaurou-se uma moda mais funcional, onde se usava o estilo militar com as saias curtas e rectas com tecidos muito simples devido à pobreza no continente.
Nos anos 50, com o fim da guerra, tentou-se novamente trazer para a sociedade o glamour dos tempos passados, surgiu o New Look, que consistia numa cintura bem marcada e saias extremamente rodadas até perto da canela, estilo Marilyn Monroe. Em oposição a esta elegância surgiu a moda estudantil mais desportiva e cómoda. A banda britânica Beatles criou uma moda particular de botas pontiagudas e altas que causaram uma grande revolução social.
Nos anos 60 a década exigiu a sua própria moda, por isso a hegemonia da haute-couture e do padrão de beleza mais maduro foram derrubados pelo prét-a-porte e pela moda jovem. Assim, a cintura descai e os comprimentos diminuem. A desenhadora Mary Quant revolucionou por completo a indústria da moda criando a mini-saia. Este produto foi escandaloso entre os padres e os sectores mais tradicionais da sociedade.
Nesta época os jovens viviam em comunas, consumiam comida macrobiótica e fumavam marijuana sem restrições. Devido a esta forma de vida nasceram os clássicos «patas de elefante», as camisas hindus, o cabelo comprido de um ideal pacifista. As flores, símbolo da época, usavam-se nas roupas, no cabelo e representavam a ideologia ilusória que os guiava na chamada «Revolução das Flores».
Nos anos 80 chegaram os brilhos e as festas da «Febre de Sábado à Noite» que transportaram a vida da sociedade para a noite. A Lycra ganhou importância relativamente ao algodão e começou a moda das botas e sapatos de tacão do tipo sueco, exageradamente altos. A sensibilidade da maquilhagem e o cabelo liso e solto transformaram-se numa produção multicolor e numa mistura de estilos e formas mais complexas e espampanantes. O cabelo encaracolado e volumoso moldado com rolos e lacas guiavam a estética. Foi nos anos 80 que nasceu o estilo «Punk», representantes do anarquismo na sua proposta estética e musical, romperam com a moda «politicamente» correcta e começaram a transmitir artigos e penteados com significado marcadamente violento e anti-democrático.
Nesta época surgem figuras que se tornaram populares, mundialmente, Michael Jackson que causou furor com os casacos vermelhos; - a sensualidade de Madonna que criou uma devoção pelos crucifixos; - princesa Diana, no maior casamento da década, criou um novo interesse no estilo romântico, e - o traje Chanel, revivido pela primeira-dama Nancy Reagan, ilustra a imagem ideal, conservadora e chique da mulher executiva.
Os anos 90 seguiram um estilo semelhante aos anos 80, onde se continuou a utilizar a maquilhagem carregada e grandes penteados. Neste período surge a mais famosa marca de calças de ganga “ Levis”, que passou a ser a marca mais reconhecida e comprado no mercado mundial. O estilo «grande look», próprio desta época, baseava-se na modificação do corpo com piercings e tatuagens.
A moda foi-se aperfeiçoando à medida que cada década evoluía tornando-se mais ligeira, individual e adaptável a todos os gostos.
Isabel Costa; Raquel Araújo
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